A SAÚDE E A PREVENÇÃO AO CÂNCER COMEÇAM PELA BOCA

E pra relembrar, semana passada falamos :” E Se o Programa “Mais Médicos” mudasse para “Mais Profissionais da Saúde”?

Caso queira saber mais o que a gente falou, logo no final desse artigo tem os links do programa passado, tanto pelo Facebook como pelo Youtube.

DATAS COMEMORATIVAS DA SEMANA

02.12: Dia Nacional do Samba

Como todos nós sabemos, o Brasil é conhecido internacionalmente pela bossa nova e pelo samba. São dois estilos típicos do país. O Carnaval é a festividade onde o samba seria popularizado virando o ritmo oficial da festa. Tudo bem, hoje está mais variado, de marchinhas a funk, mas o samba ainda é o original. Principalmente nos desfiles das escolas de Samba! Evento que atrai gente do mundo todo!

02.12: Dia da Astronomia

A astronomia é uma das ciências mais antigas que existem no mundo. Ela é responsável pela descoberta da origem, movimentação, composição e demais comportamentos dos corpos celestes e estuda como eles influenciam na nossa vida em vários aspectos. O Dia da Astronomia no Brasil surgiu em homenagem a data de nascimento do imperador Dom Pedro II (2 de dezembro), que era considerado um astrônomo amador e o patrono da astronomia brasileira.

02.12: Dia Panamericano da Saúde

Foi instituído pelo Decreto Federal nº 8.289 de 02/12/1941. É uma data que mobiliza o continente em torno de campanhas educativas e preventivas em busca de qualidade de vida e bem-estar. O objetivo é o de alertar a população para a importância de cuidar da saúde no dia-a-dia, de uma forma saudável, comendo bons alimentos, praticando esportes, mantendo a vacinação em dia, fazendo higiene pessoal e bucal diariamente.  “Manter sua saúde: um Direito e Dever do Cidadão“

03.12: Dia Internacional da Pessoa com Deficiência/ do Deficiente Físico

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), aproximadamente 10% da população mundial possui algum tipo de deficiência. Pode ser deficiência física, auditiva, visual e mental. O objetivo principal conscientizar a população a respeito da importância de assegurar uma melhor qualidade de vida a todos os deficientes ao redor do planeta, inclusive relacionado à dentição).

03.12: Dia de São Francisco Xavier

Conhecido como“São Paulo do Oriente”, Francisco nasceu no castelo de Xavier, na Espanha, a 7 de abril de 1506. Tornou-se doutor e professor, e um foi um missionário católico. Inicialmente era Vaidoso e ambicioso, buscando a glória de si até conhecer Inácio de Loyola, com quem fez amizade; e que sempre repetia ao novo amigo: “Francisco, que adianta o homem ganhar o mundo inteiro se perder a sua alma?” Com o tempo, e intercessão de Inácio, o coração de Francisco foi cedendo ao amor de Jesus, até que entrou no verdadeiro processo de conversão; o resultado se vê no fato de ter se tornado cofundador da Companhia de Jesus.

 

04.12: Dia Mundial da Propaganda

A propaganda é uma das ferramentas primordiais para a sobrevivência de um negócio, seja comercial, de bens ou de serviços. Não bata ter um bom produto, tem que saber como e para quem vender! Afinal, como já diz o famoso ditado: “a propaganda é a alma do negócio”. Atualmente, a propaganda pode ser aplicada em diversos meios de comunicação, como a televisão, o rádio, os jornais, a internet e etc.

05.12: Dia Internacional do Voluntário

Segundo a definição da ONU, “o voluntário é o jovem ou o adulto que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social ou de outros campos.

Eu já fiz muito trabalho voluntário e acabei criando meu próprio projeto – o Raio-X do Sorriso. É gratificante fazer a nossa parte e incentivar o governo a ajudar fazendo também a parte dele.

08.12: Dia da Família

Família não formada por todos aqueles que cuidam e protegem a gente. O que importa é quem cuida e educa o ser humano e não apenas quem “põe no mundo”. Beijo pra toda a minha família!

Dia 08 dezembro é o dia da família no Brasil. Comemora-se o dia internacional da família no dia 15 de maio. Neste dia, devemos celebrar a importância desta “instituição” em nossa vida como pessoa organizando nossa educação, nossa formação cultural, moral, profissional e ética para que possamos respeitar as outras famílias.

08.12: Dia da Justiça

O Poder Judiciário é um dos três poderes da república, junto ao Executivo e ao Legislativo. O Judiciário tem como função julgar a aplicação das leis em casos concretos e zelar pelo cumprimento delas, a fim de assegurar justiça e a realização dos direitos e deveres. E o ano de 2019 vai ser agitado, com as nomeações e foco na segurança pública e combate à corrupção. Vamos acompanhar!

09.12: Dia do Fonoaldiólogo

O fonoaudiólogo é o profissional que estuda as funções neurovegetativas e a comunicação humana. Ele atua na prevenção e no tratamento de problemas e distúrbios deste tipo de função neurológica.

Possui conhecimento para aperfeiçoar o funcionamento das funções auditivas, da função cognitiva, e também na linguagem oral, utilizando técnicas para que os indivíduos consigam ter mais fluência ou melhorar a sua fala. E muitos deles trabalham junto com o dentista, em casos de pacientes que são respiradores bucais.

 

E vamos começar com o tema da semana:

A SAÚDE E A PREVENÇÃO AO CÂNCER COMEÇAM PELA BOCA

A escolha do assunto teve origem no grande número de curtidas que tivemos na Página do Facebook da Radiologia Abreu sobre reportagens em relação ao câncer. Foram 2 e achei incrível o interesse das pessoas no assunto.

Até questionei um médico na internet, o porquê de haver tantas pesquisas sobre o câncer e não haverem descoberto ainda a cura… Ele disse que as pesquisas vêm avançando… mas nada de cura até agora, não é mesmo? E isso é o que mais desperta interesse nas pessoas: a Cura do Câncer.

E eu estou para falar sobre o que podemos fazer para EVITAR que ele apareça! Afinal, melhor do que tratar, é tomar medidas para que ele nem venha a se desenvolver no nosso corpo, não é mesmo?

Vejo muitas pessoas desenvolvendo doenças, que tem muito a ver MUITO MAIS com seus hábitos do que heranças genéticas. E portanto, a prevenção está 100% nas mãos da própria pessoa. E isso todo mundo tem que estar ciente!

E por que eu achei interessante falar sobre isso?

Primeiro porque (repetindo o que falei no artigo anterior), durante as eleições a Saúde praticamente não foi pauta de nenhum projeto.

E a partir do levantamento do assunto “Mais Médicos”, que na minha opinião deveria se chamar “Mais profissionais da Saúde”, a Saúde finalmente deixou de ficar escondida e está sendo tratada como uma prioridade do próximo governo.

E por que o título do artigo?

Porque a boca (e os dentes) são responsáveis por funções vitais do ser humano: fala, mastigação, deglutição, expressão facial, convívio social, etc. E a gente precisa comer para sobreviver, falar para conviver com as pessoas e se sentir bem com nosso Sorriso.

E pelo fato da boca ser a porta de entrada de alimentos, ar e microorganismos, ela também pode ser a porta de entrada para muitas doenças, quando há falta de cuidados. E ela pode ser o primeiro lugar que mostra sinais de que o nosso corpo não está saudável.

É claro que o Sorriso, como muitos acham, é uma das coisas que mais prestamos atenção ao olhar para alguém. Além da beleza, ele mostra a alma da pessoa.

FALTA DE SAÚDE BUCAL, FALTA DE SAÚDE GERAL!

E quando o sorriso não está saudável, temos muitos comprometimentos físicos, psicológicos e sociais das pessoas.

Semana passada mesmo eu entrevistei uma pessoa e percebi que ela não sorria.

E perguntei se ela tinha falta de dentes. E ela confirmou meio sem jeito. Vejam como a falta de dentes pode dificultar a pessoa de expor seu melhor lado?

Além de perdas dentárias (segundo dados, cerca de 10% da população brasileira não tem nenhum dente na boca), devemos dar a atenção com relação aos problemas dentários porque muitos deles pode contribuir para o aparecimento de problemas de saúde.

Relembrando, partos prematuros, endocardite bacteriana, diabetes e lesões musculares em atletas. Problemas na gengiva por exemplo (gengivite) podem evoluir para a periodontite, acarretando males no coração e pulmão.

Segundo estudos da ABO (Associação Brasileira de Odontologia), menos de 22% de adultos e 8% dos idosos têm as gengivas totalmente saudáveis. Ou seja, 78% de adultos e 92% de idosos apresentam gengivas não saudáveis. Que alarmante!

HIGIENE BUCAL

E reforçando, é essencial que para que se tenha Saúde, ela deve começar pelos cuidados com a Boca, desde bebê!

Prefira alimentos saudáveis, reduza o consumo de açúcar e carboidratos.

E quando se alimentar, escove os dentes. Ideal: 3 vezes ao dia (depois do café, depois do almoço e antes de dormir), além do fio dental antes de deitar.

Ouvi esses dias que é bom comer frutas com o estômago vazio.

Isso porque há um estudo que diz que alguns tipos de câncer podem surgir do hábito de comer frutas com outros alimentos. Assim, a fruta se decompõe, liberando ácidos que prejudicam os órgãos e propiciam uma maior chance de aparecimento de câncer.

A INFLUÊNCIA DA ALIMENTAÇÃO NA DENTIÇÃO (Trecho por Deborá Histórica)

A escovação e o fio dental são indispensáveis para a saúde de seus dentes. Mas não são os únicos objetos que fazem com que sua boca seja saudável. Temos também os alimentos que ajudam. Os alimentos com vitamina C são colaboradores para evitar a periodontite (gengivite) e a diminuição da massa óssea.

Os alimentos fibrosos (ricos em fibras) contribuem muito para a saúde gastrointestinal e tem a capacidade de promover a autolimpeza dos dentes evitando a placa bacteriana – que causa as cáries e a gengivite. Por este motivo, devemos mastigar bem os alimentos.

A presença do cálcio nos alimentos como o leite e seus derivados, garante ossos fortes e saudáveis, servindo também os dentes. Devemos ingerir também folhas verdes escuras como couve-manteira, brócolis e outros que contenham Vitamina D.

A água é um “alimento” de demais importância para nosso organismo e, elimina os detritos de açúcares e ácidos “encostados” nos dentes.

Quando estivermos fora de casa, onde não ter como escovar os dentes, podemos utilizar os chicletes sem açúcar entre as refeições, pois estimula a salivação, limpando os dentes.

A ingestão de alimentos crus deixa os dentes mais fortes, pois força os ossos da mandíbula e do maxilar, deixando-os firmes.

 

MAU POSICIONAMENTO DOS DENTES CAUSA MÁ DIGESTÃO, DOR DE CABEÇA E OUVIDO

As pessoas que apresentam uma má oclusão, ou seja, que apresentam os seus dentes mal posicionados (ou que tenham ausência de dentes) não conseguem ter o máximo de sua eficiência mastigatória. Dessa maneira, acabam comprometendo a nutrição do corpo. Os alimentos devem ser devidamente mastigados e envolvidos pela saliva para que o processo de digestão seja satisfatório.

A falta de equilíbrio entre os arcos dentários pode causar distúrbios temporomandibulares que, muitas vezes, trazem como consequência as dores de cabeça e/ou desconfortos articulares. São sintomas confundidos com problemas neurológicos ou no ouvido.

PREVENÇÃO

A prevenção é a maneira mais econômica e a Menos Dolorida de cuidar da Saúde Bucal.

Hábitos como fumo e consumo de bebidas alcoólicas devem ser evitados.

A dieta deve ser rica em alimentos saudáveis, e após as refeições deve-se fazer uma boa higiene oral. É descrito em diversos trabalhos que o câncer bucal tem seu desenvolvimento associado a falta de bons hábitos com a higiene bucal. Os tumores na boca são os mais comuns tipos de câncer de cabeça e pescoço no Brasil.

PREVENÇÃO DO CÂNCER DE BOCA COMEÇA NA CADEIRA DO DENTISTA

Segundo a Organização Mundial da Saúde, o Brasil é o segundo país do mundo em maior número de dentistas.

Temos somente em São Paulo quase 100 mil profissionais atuando atualmente.

Cada vez mais as pessoas têm se informado sobre como manter sua saúde e buscam formas de evitar problemas antes mesmo de eles acontecerem. E isso só é possível com a Prevenção.

Todas as áreas da saúde chamam a atenção para isso, não focando na doença mas nos bons hábitos que podem evitar o aparecimento delas.

Segundo estatísticas recentes, mais de 14 mil novos casos de câncer de boca são diagnosticados por ano no Brasil. E a maioria deles é feito em fases avançadas.

Seja por vergonha, medo ou por desinformação, muitas pessoas esperam que a lesão suma e quando vão ver, se tornam um problemas muito mais difícil de resolver se fosse visto no começo.

O câncer de boca é mais comum em homens e devido a procura tardia pelo profissional, há uma pior qualidade de vida para o paciente, bem como menor chance de cura, uma maior chance de mutilação para retirada do câncer e maior tampo de recuperação do paciente após tratamento. Isso sem falar no aumento do risco de morte.

E essa diminuição do tempo na procura por tratamento pode ser resolvida com visitas periódicas ao dentista, a cada 6 meses.

O dentista é totalmente capaz de diagnosticar  sinais como placas esbranquiçadas, lesões avermelhadas e feridas que não cicatrizam.

Se você tem alguma ferida que está aí faz tempo e não desaparece, procure imediatamente o seu dentista!

Assim que detectada alguma alteração, o dentista pode indicar um centro de diagnóstico, para que os exames corretos sejam realizados.

TENDO ESSES SINTOMAS, PROCURE IMEDIATAMENTE UM DENTISTA!

  • Lesões na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias;
  • Manchas/placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, palato (céu da boca), mucosa jugal (bochecha);
  • Nódulos (caroços) no pescoço;
  • Rouquidão persistente.

E temos sintomas em casos mais avançados, que são os seguintes:

  • Dificuldade de mastigação e de engolir;
  • Dificuldade na fala;
  • Sensação de que há algo preso na garganta.

Além disso, Na minha opinião, ele ocorre por 3 principais motivos:

  1. Falta de informação básica para a população;
  2. Falta de políticas públicas que priorizam a prevenção e visitas periódicas ao dentista;
  3. Falta de incentivo ao assunto “Cuidados Bucais”.

COMO CUIDAR DA BOCA PARA TER SAÚDE

A Saúde representa vários cuidados e na minha opinião, ela começa por nós. Isso com a alimentação, hidratação, exercícios físicos, descanso, sono, lazer e prevenção diária como higiene pessoal e bucal.

Ainda soma-se na prevenção as visitas periódicas à médico e dentistas, bem como a realização de exames de prevenção com médicos e dentistas, quando solicitados.

Mas cuidar da saúde também significa também procurar curas com a ajuda de outros profissionais, tais como o enfermeiro, dentista, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, psicólogo, etc.

E na minha opinião, todos esses são profissionais muito importantes. E acredite: todos dão a devida importância para a Saúde Bucal, pois sabem muito bem que a doença bucal pode refletir para todo o corpo!

MOMENTO #naotatudobem

E como toda semana tem esse momento, vamos lá falar sobre isso em relação à Saúde e à Odontologia.

Vi muitos dentistas colocarem “Quando vai haver o programa Mais Dentistas?”

E fiquei pensando nisso. Talvez não haja um único responsável pela menor importância dada aos dentistas na promoção da saúde da população.

RESPONSÁVEIS PELO ALTO ÍNDICE DE PROBLEMAS BUCAIS

Eu vou tentar refletir e passar as razões na minha opinião:

  1. Falta de conhecimento por parte dos governantes;
  2. Falta de informação básica para a população de prevenção e cuidados;
  3. Falta de uma boa infra-estrutura nos postos de saúde público (falta instalações novas, equipamentos, medicamentos, informatização, bons salários para os profissionais, etc)
  4. Falta de Programas de Prevenção em Saúde Bucal eficientes.;
  5. Falta de profissionais em postos de saúde por todo o Brasil na rede pública.

Conforme tenho participado da realidade dos postos de saúde da minha região (sugiro que se você acha que a saúde do seu bairro não anda muito boa, que você se informe e participe também), eu resolvi me candidatar para o Conselho Gestor da UBS que sou usuária (Rio Pequeno) e também da Supervisão dos Conselhos Gestores.

O meu posto por exemplo, a UBS Rio Pequeno, não há dentista e o posto que falaram que iriam me indicar (Vila Dalva), falaram que também está sem dentista. Os profissionais por que fui atendida foram maravilhosos (ginecologista e clínica geral), bem como assistentes e recepção. Porém, vi que fazem milagre para poder trabalhar.

QUEM FAZ O LUGAR SÃO AS PESSOAS!

Vi exatamente isso em todos os locais que fui atendida (UBS Rio Pequeno, AMA Peri-Peri) – que o que faz o lugar um ótimo são as PESSOAS! Porém, se tivessem condições melhores, seria muito melhor.

Só que eu fiquei me perguntando: e esse eu estivesse com dor de dente mesmo? Me sugeriram a USP, faculdades… E achei que também Mas a prefeitura tem a obrigação de zelar pela saúde da população da cidade. Aliás, eles são os maiores responsáveis pela saúde de nossas cidades.

Mais recentemente fiquei sabendo que a prefeitura regional não cuida dessa parte de saúde, somente de zeladoria. As prefeituras são órgãos que cuidam somente de zeladoria. Cuidam das áreas públicas, das áreas verdes, fiscalizam o cumprimento da legislação, aprovam projetos de arquitetura.

E pelo o que li, o nome voltou a ser SUBPREFEITURA, o que custou 30 mil dos cofres públicos para essa alteração e volta ao nome original.

Quem cuida dessa parte nas cidades são as Secretarias Municipais e Estaduais de Saúde.

A Secretaria Municipal das Prefeituras Regionais têm o papel de receber pedidos e reclamações da população, solucionar os problemas apontados; preocupam-se com a educação, saúde e cultura de cada região, tentando sempre promover atividades para a população.

Além disso, elas cuidam da manutenção do sistema viário, da rede de drenagem, limpeza urbana, vigilância sanitária e epidemiológica, entre outros papéis que transformam, a cada dia, essas regiões da cidade em locais mais humanizados e cheios de vida.

E achei que faltou informações de como eu poderia achar uma saída, já que no meu posto não tinha dentista. Se não há, deveriam ter me informado como eu poderia conseguir tratamento. FALTA INFORMAÇÕES BÁSICAS PARA A POPULAÇÃO QUE BUSCA TRATAMENTO. E SEM ELAS, ELA NÃO CONSEGUE BUSCAR CORRETAMENTE O QUE PRECISA.

Quem sabe se eu conseguir participar dos Conselhos, eu possa ajudar a melhorar vários pontos, como esse.

Esses são cargos não remunerados e vou participar de reuniões para que ideias sejam levantadas e propostas de melhora possam ser encaminhadas para os responsáveis.

Peço então que vocês me ajudem a compartilhar. Terão ótimos candidatos e tenho certeza de que muitos deles poderão ajudar muito nesse sentido.

Pois bem… E isso me fez despertar para outras situações que participei e que muitas pessoas me relataram essa mesma dificuldade.

NÃO É DE AGORA QUE VEJO O PROBLEMA

Participei de uma ação social aqui no bairro do Butantã em fevereiro e levantamos que 72% das pessoas tinham problemas bucais.

Fiz o contato com a Secretaria Municipal de Saúde, informando que pessoas iriam procurar os postos de atendimento para dar continuidade ao que iniciamos. Fizemos somente o levantamento inicial e o diagnóstico de doenças bucais visíveis ao exame clínico.

Obviamente, para dar início ao tratamento no posto de saúde pública, iriam precisar serem atendidos por dentistas da rede pública (em sua maioria) e com certeza iriam precisar de um exame inicial, como uma radiografia panorâmica.

PROBLEMAS ENFRENTADOS

  1. Alguns pacientes não procuraram o dentista (mesmo sabendo que tinha problema);
  2. Alguns pacientes foram a seus postos de saúde público e não havia dentista para atende-los;
  3. Alguns pacientes foram aos postos. Havia dentista, mas o tempo de espera para a consulta e início de tratamento era muito grande

CONCLUSÕES

  1. Algumas pessoas, mesmo sabendo das graves consequências de não cuidar da saúde bucal, não buscaram por dentistas;
  2. Algumas pessoas que buscaram por tratamento, não conseguiram pelos postos de saúde público; seja por falta de profissional seja por demora no tratamento.

SOLUÇÕES

Como tenho uma visão geral sobre tudo, não seria diferente em relação à saúde pública e odontológica.

Primeiro, acredito que o município deveria dar uma atenção especial à Ações de Prevenção e Diagnóstico. Quanto mais as pessoas souberem se cuidar e descobrir antes as alterações bucais, menos elas vão ter sua saúde debilitada, atrapalhando em suas atividades normais e profissionais.

Segundo, seria interessante um levantamento das principais queixas dos usuários, seja por entrevista ou aplicativos, para que verifique a quantidade de pessoas afetadas, propor soluções e estabelecer prazo para que elas sejam implantadas. É preciso muito empenho e muita boa vontade de TODOS os indivíduos.

Terceiro, os municípios, juntamente com as Secretarias Municipais de Saúde e prefeituras regionais, deveriam fazer planos de ação locais. E sabemos que os vereadores e deputados estaduais têm um papel fundamental na liberação de verbas para projetos e aprovação de leis que beneficiam a Saúde Pública e consequentemente a população. Assim, acredito que com as reclamações em mãos, os governantes poderão tomar as devidas providências. E a população deve se informar, acompanhar e cobrar para que as medidas sejam realmente feitas em determinado prazo.

Tenho um projeto social, o Raio-X do Sorriso, que faz justamente essa primeira etapa, de levantamento de problemas bucais e as dificuldades que a população tem ao buscar tratamento.

E uma coisa ficou muito clara para mim; se não houver a colaboração e comprometimento do governo para que as coisas melhorem, não há resultado a longo prazo.

Estive em aldeias indígenas e a Subsecretaria Indígena se comprometeu a priorizar a saúde bucal dos indígenas da região do Mato Grosso do Sul. Em nossa ação sentimos que a população indígena carece de informações sobre prevenção e existe falta de dentistas para atender os que precisam.

Fazemos a nossa parte inicial, e o resto do ano fica a cargo do governo local. E pretendo me esforçar para que isso seja feito também aqui na minha querida cidade de São Paulo.

E relembrando o título do artigo de hoje:

A SAÚDE E A PREVENÇÃO DE CÂNCER BUCAL COMEÇA PELA BOCA!

Peço a ajuda de vocês, que são dentistas e ouvintes também… Que curtam, compartilhem e comentem nesse vídeo. E me ajudem a espalhar essa mensagem.

Quanto mais gente souber, mais gente se interessando pelo assunto. E assim, os dentistas ficarão felizes de ver como as pessoas se importam com a própria saúde!

É muito simples.

Eu ouvi diversos eleitos falando sobre a importância de se começar com coisas simples, e não “mirabolantes” e complexas. E há algo mais simples do que a prevenção?

É um hábito que você adquire e que em pouco tempo te faz viver uma vida muito mais plena.

Vocês sabem que toda semana eu tenho essa missão: de falar na Rádio Cidadã a importância de cuidar do Seu Sorriso.

VISITE REGULARMENTE SEU DENTISTA E FAÇA OS EXAMES QUE ELE SOLICITAR

Marquem suas consultas periódicas com o Seu Dentista de confiança a cada 6 meses e caso haja necessidade de fazer exames odontológicos, faça em um local de confiança e leve logo para o seu dentista!

Caso você esteja próximo do bairro do Butantã e não quiser pegar aquele trânsito da Marginal Pinheiros (por conta do problema do Viaduto do Jaguaré), venha fazer o exame conosco!

Os exames odontológicos são feitos no início de tratamentos, durante e depois. São uma maneira de ver algo que não é possível ao exame clínico. Perdas ósseas e até câncer em maxilares são possíveis de ver. E assim, o diagnóstico fica muito mais preciso para fazer o plano de tratamento adequado ao seu caso.

PROGRAMA “MAIS DENTISTAS”

Sim: sou Super a Favor do governo ampliar o nome do programa para “Mais Médicos” e estendesse para os demais profissionais da saúde, como o “Mais Dentistas”.

Assim, a população será mais informada quanto à prevenção, procurando os dentistas também assim que tiverem que fazer algum tratamento. E claro que quando esbanjar saúde, o paciente pode querer melhorar o seu Sorriso com tratamentos estéticos.

E você, o que acha? Vamos começar a cuidar da saúde pela boca?

E Você, gostou do artigo?

 NOS AJUDE A DIVULGAR ESSA INFORMAÇÃO COMPARTILHANDO NO FACEBOOK!

“A RÁDIO CIDADÃ É UMA RÁDIO INDEPENDENTE.  ELA É A VOZ DO CIDADÃO. COLABORE CONOSCO, POIS AQUI É SUA VOZ DE COMUNICAÇÃO!”

OS LINKS SOBRE ESSE PROGRAMA  ESTARÃO DISPONÍVEIS LOGO APÓS O PROGRAMA! A TRANSMISSÃO É AO VIVO TODA QUINTA-FEIRA ÀS 12 HORAS.

ENQUANTO ISSO, ASSISTA O PROGRAMA DA SEMANA PASSADA ESCOLHENDO O LINK:

YOUTUBE: https://www.youtube.com/watch?v=UM077Tk_0-Y

FACEBOOK: https://www.facebook.com/paula.p.deabreu/videos/10155750281012751/

 

 

“Radiologia Odontológica Abreu – Porque o Sorriso é o Idioma Universal.”

Nosso Endereço: Avenida Otacílio Tomanik, 246 – Jardim Bonfiglioli – Butantã – São Paulo – SP

Para agendamentos, fale conosco: (11) 3853-7071  ou  (11) 94785-3150
Whats App: (11) 93005-2297

#radiologiaodontologicaabreuoficial, #radiologiaodontologica , #radiologiaodontologicaabreu #radiografiaodonto, #odontologia, #radiografia #saudebucal, #sorriso, #sorrisoidiomauniversal , #radiologiaabreu , #paulaabreusorriso ,#raioxdosorriso, #paulaabreu, #naotatudobem, #paulaabreu_sorriso,  #naotatudobem, #saúdepública, #sorrisodascrianças, #diadodentista, #república, #eleições2018, #raçanegra, #naotatudobem_com_paula_abreu, #maismedicos

Por favor Avalie Isto.

709total visits,18visits today

SOBRE O AUTOR: PAULA PINHEIRO ABREU

Olá! Sou Paula Abreu. Sou formada em Odontologia pela UNESP de São José dos Campos e especialista em Radiologia e Imaginologia Odontológica pela USP (FUNDECTO). Estou atenta a tudo o que acontece no dia-a-dia e acredito que uma situação por mais simples que seja, podem nos ajudar a melhorar. Depende de nosso olhar! Porque Sorrir faz Bem e fazer outra pessoa Sorrir, melhor ainda! Vamos juntos!

DEIXE SEU COMENTÁRIO

  • Comentários Padrões (0)
  • Comentários Facebook (0)

Seu Email nâo será Divulgado.