E pra relembrar, semana passada falamos sobra a existência da diferença entre os dentes dos brancos e negros. E também de outras raças que fazem parte da nossa origem como brasileiros.

Caso queira saber mais o que a gente falou, logo no final desse artigo tem os links do programa passado, tanto pelo Facebook como pelo Youtube.

E pra não perder o costume, vamos nos lembrar de algumas datas comemorativas da semana que está chegando…

25.11_ Doador de voluntário de sangue

Doar sangue é um ato de solidariedade humana.

Esse ato ajuda a salvar milhares de vidas todos os dias, através das transfusões de sangue. Atualmente no Brasil, são doadas cerca de 3,6 milhões de bolsas de sangue por ano, segundo dados do Pró-Sangue.

Eu vi que estão começando a divulgar para que as pessoas façam doação de sangue e eu infelizmente não posso doar (pois tenho menos de 50 quilogramas).

Mas verifique na internet se você pode ser doador e vá!

Você pode salvar uma vida!

26.11_ Dia do Corpo Auxiliar da Marinha

27.11_ Dia do Técnico da Segurança do Trabalho

Responsável por de garantir a segurança do trabalho dentro das organizações, o Técnico da Segurança do Trabalho se encarrega de gerenciar as ações que visam assegurar a saúde e segurança dos colaboradores de uma empresa. Para isso, o profissional propõe maneiras de evitar acidentes de trabalho e criar locais livres de riscos.

28.11_ Dia do Soldado Desconhecido

Esta data tem como propósito de honrar a memória dos soldados que perderam as suas vidas lutando pelas suas pátrias mas cujos corpos não foram identificados.

Na ocorrência de uma guerra, é comum que alguns soldados que morrem em combate não sejam transportados para a sua terra natal para que seja organizado um funeral.

29.11_ Dia Internacional da Solidariedade com o Povo Palestino

É uma data comemorativa instituída pelas Nações Unidas para lembrar o aniversário da Resolução 181 da Assembléia Geral das Nações Unidas.

30.11_ Dia da Amizade Brasil-Argentina

Foi instituído neste 15 de maio de 2018 no calendário oficial e a data será comemorada todo dia 30 de novembro.

A Lei 13.664/2018  foi publicada nesta terça-feira no Diário Oficial da União. A intenção é “dar forma e visibilidade à importância das relações” entre os dois países.

O texto prevê, também, que o Poder Executivo adote medidas para a “difusão e a comemoração” da data.

Claro que tem aquela “rixa” por causa do futebol, mas sabe que vejo muitos argentinos admirarem os brasileiros? Devemos aprender com eles a admirar e não a insultar.

30.11_  Dia do Estatuto da Terra

O dia de comemoração do Estatuto da Terra é dia 30 de novembro, pois foi nessa data que foi aprovada a Lei Federal n º 4.504 onde foi criado o Estatuto da Terra.

Aproveite esse dia para refletir sobre algumas questões, como: o cultivo da terra é um direito de todos?

Os usos de pesticidas e agrotóxicos podem prejudicar a terra? A ingestão de alimentos com esses produtos, fazem mal à saúde?

Quanto de terra é utilizado para cultivo de alimentos? As florestas estão sendo preservadas? E outras questões que possam surgir.

Adoro esse tema e podemos falar sobre isso em programas futuros.

E Vamos começar com o Tema: 

SE O PROGRAMA “MAIS MÉDICOS” MUDASSE PARA    “MAIS PROFISSIONAIS DE SAÚDE?”

Pois é.. o tema hoje foi inspirado em uma frase de um jornalista bem polêmico (Marco Antonio Villa), mas que achei uma das melhores dos últimos temos.

Ele disse: “O Nome do Programa “Mais Médicos”deveria Mudar para “Mais Profissionais da Saúde”

E por que eu achei interessante?

Porque durante as eleições eu percebi muito isso:

A Saúde praticamente não foi pauta de nenhuma dos candidatos que eu entrei em contato ou que pesquisei na internet.

Quando eu pesquisava sobre o assunto, as soluções foram as mais genéricas, com exceção de alguns candidatos que fiquei até muito animada com o interesse deles (como a Mari Gabrili e a Joice Hasselmann).

Vi a preocupação delas com os deficientes físicos e com a melhora da saúde pública em geral. Esperamos que em seus devidos cargos, façam de tudo para que esse setor tenha melhoras em nosso país, pois estamos precisando muito do empenho dos governantes para isso.

Se você quiser relembrar as propostas da saúde que os candidatos fizeram, tem o nosso artigo e basta clicar aqui, mas só depois de acabar de ler esse artigo, ok?

http://www.radiologiaabreu.com.br/e-que-venham-as-propostas-dos-candidatos-de-2018-para-a-saude

E por que isso aconteceu?

Porque a “bola da vez” é a segurança.

Sim, ondas de violência e impunidade têm deixado a população preocupada e foi o tema mais abordado nas campanhas e quem focou nisso teve vitória.

Basta ver a quantidade de militares que assumiram cargos importantes (32 no total do congresso nacional).

E até a semana passada, esse assunto estava meio adormecido, quando estourou o assunto do “Mais Médicos”.

Foi interessante, pois pudemos obter informações sobre a maneira com que esse programa foi feito, que claramente não valorizava os profissionais brasileiros (pois muitos perderam seus postos de trabalho nas prefeituras, que abriram mão da contratação local para não gastar o dinheiro municipal com saúde) e nem o cubanos (que viam 70% do salário indo para o governo cubano e não puderam trazer suas famílias).

Na minha visão, muita gente perdeu com esse programa, com exceção dos governos envolvidos.

E claro, as razões pelos quais isso foi feito eu deixo para investigações mais sérias.

Pois bem. E com o fim desse programa, houve a criação de mais de 8 mil vagas de trabalho para os médicos brasileiros.

Até coloquei lá no  #naotatudobem, pois ficar sem médicos em várias cidades não é nada bom, né gente? E pedi pro pessoal compartilhar logo !

VAGAS PARA O PROGRAMA “MAIS MÉDICOS”

Abertas as inscrições,  o fato é que a realidade foi contra algumas declarações de que os médicos brasileiros não tinham interesse de ir para lugares afastados para trabalhar.

Esse foi o motivo dado pelo governo de contratar médicos estrangeiros, apesar de termos mais de 20 mil médicos formados anualmente em nosso país. E de muitos profissionais médicos que foram demitidos dizerem que tinham remuneração ruim e muitas vezes em atraso pelos respectivos municípios.

E o que notamos foi que tiveram 11 mil inscritos, superando o número de vagas. O que foi surpreendente para alguns, mas para a maioria não representava novidade.

Basta vermos a situação do país, em que há mais de 14 milhões de desempregados. E isso em todas as profissões. E eu acredito que tenha sido uma ÓTIMA OPORTUNIDADE para que o Brasil prestasse atenção no assunto SAÚDE.

A Saúde finalmente está sendo uma das pauta do governo, das conversas entre amigos e como um dos assuntos mais discutidos na internet.

E eu pergunto: você acha que somente o médico cuida da saúde?

Claro que não, né gente? Por isso levantei o tema.

A Saúde representa vários cuidados e na minha opinião, ela começa por nós.

Isso com a alimentação, hidratação, exercícios físicos, descanso, sono, lazer e prevenção diária como higiene pessoal e bucal.

Ainda soma-se na prevenção as visitas periódicas à médico (sei que as mulheres nesse ponto são bem mais cuidadosas) e exames de prevenção com médicos e dentistas.

Mas cuidar da saúde também significa também procurar curas com a ajuda de outros profissionais, tais como o enfermeiro, dentista, fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo, etc.

E isso sem contar a importância que a terapia alternativa tem ocupado nos últimos anos a preferência das pessoas, no sentido de auxiliar os tratamentos convencionais.

Eu mesma pratico Reiki há 10 anos e foi transformador na minha vida.

E na minha opinião, todos esses são profissionais tão importantes quanto os médicos e que com sua expertise, complementam o trabalho do médico e que deveria ser valorizados nesse momento, como os médicos.

E como sou dentista, vou falar sobre a Odontologia.

ODONTOLOGIA

FALTAM DENTISTAS NAS UBSs DO BUTANTÃ

Conforme tenho participado da realidade dos postos de saúde da minha região (sugiro que se você acha que a saúde do seu bairro não anda muito boa, que você se informe e participe também), eu tenho notado que há pouca valorização da Odontologia por parte da saúde pública. Falando na visão “usuário” do SUS.

No meu posto por exemplo, a UBS Rio Pequeno, não há dentista e o posto que falaram que iriam me indicar (Vila Dalva), falaram que também está sem dentista.

E eu pergunto: como faz se eu estivesse com dor?

Se havia alguma solução, não me informaram… E assim se vai  mais de 1 mês e nada de eu conseguir marcar dentista. Mas vou continuar tentando.

Pois bem… E isso me fez despertar para outras situações que participei e que muitas pessoas me relataram essa mesma dificuldade.

Em fevereiro desse ano, coordenei a área da odontologia em uma ação social aqui no bairro do Butantã e levantamos que 72% das pessoas tinham problemas bucais.

Eu entrei em contato com a Secretaria Municipal de Saúde, informando que essas pessoas iriam procurar os postos de atendimento para dar continuidade, pois realizamos um levantamento inicial e o diagnóstico de doenças bucais visíveis ao exame clínico. Obviamente, para dar andamento ao tratamento no posto de saúde pública, iriam precisar de uma radiografia panorâmica e de agendamento de consultas.

FALTA INFORMAÇÃO BÁSICA PARA A POPULAÇÃO SOBRE ODONTOLOGIA E TRATAMENTO

Medical doctor and people group. Health care background.

Pois os pacientes foram constatados e relatamos os seguintes problemas:

  1. Alguns não procuraram o dentista, mesmo sabendo que tinha problema;
  2. Muitos foram a seus postos e não havia dentista;
  3. Alguns foram aos postos, havia dentista mas a espera era muito grande.

E analisando, cheguei a algumas conclusões:

  1. Algumas pessoas não priorizam a saúde bucal, mesmo sendo orientadas a buscar tratamento;
  2. Algumas pessoas que não sabiam que tinham problemas bucais começaram a se buscar na rede pública, mas não conseguiram tratamento pelos postos ; seja por falta de profissional em suas UBSs, seja por falta de informação de onde procurar ou seja por demora no tratamento.

E isso foi algo que percebi também nas aldeias indígenas que visitei.

O índice de cárie no nosso primeiro dia de levantamento foi de 100%. Algo alarmante ver esse quadro, somado ao fato de que havia poucos dentistas para atender as populações da região.

E a maioria dos indígenas depende totalmente de ações do governo para ter tratamentos de saúde.

TER SAÚDE BUCAL É 50% DE RESPONSABILIDADE DO GOVERNO E 50% DE RESPONSABILIDADE DA POPULAÇÃO

Não tive como ficar omissa à essa situação e conversei com alguns órgãos representantes.

E espero que para 2019 tenhamos políticas públicas nesse sentido.

E eu proponho algo simples para começar; despertar o interesse da população da importância da saúde bucal na vida delas.

Os órgãos públicos devem incentivar mais a prevenção, por meio de informações simples para a população.

Conversei com Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo e de Sidrolândia (dois locais que fiz ação) e estão cientes da necessidade de melhora das condições bucais da população.

Nós, do Raio-X do Sorriso, podemos dar um suporte esporádico, mas quem deve cuidar da saúde bucal da população local é o governo ,  e o maior responsável por isso são os municípios.

A SAÚDE COMEÇA PELA BOCA!

Imaginem todas as funções que a boca exerce: fala, alimentação, convívio social, comunicação, expressão facial, etc.

Vejo muitas pessoas que têm falta de dentes não conseguirem falar direito, reclamarem de dor ao comer, algumas têm vergonha de sorrir…Vejo muito prejuízo físico e emocional para as pessoas que têm problemas bucais.

PROBLEMAS DE SAÚDE SÃO CAUSADOS PELA FALTA DE CUIDADO COM A SAÚDE BUCAL!

Mais grave ainda são os problemas de saúde que a falta de dentes causa. Existem problemas cardíacos, diabetes, problemas musculares e até parto prematuro associado à infecções bucais.

E uma maior divulgação de maneiras de prevenção e um maior interesse da população sobre o assunto poderia refletir em uma melhora da saúde bucal das pessoas e consequentemente menos pessoas doentes procurando os hospitais.

É tão simples que parece que é impossível de fazer, mas eu acredito em um futuro próximo que isso possa acontecer.

E é por isso que toda semana eu falo na Rádio Cidadã a importância de cuidar do Seu Sorriso: indo a cada 6 meses no dentista e fazendo os exames que ele solicitar.

A saúde bucal merece sua atenção e deve ser uma prioridade para todos.

NÃO DESANIME COM O TRÂNSITO E FAÇA LOGO OS EXAMES ODONTOLÓGICOS QUE SEU DENTISTA SOLICITAR!

E se estiver próximo do bairro do Butantã e não quiser pegar aquele trânsito da Marginal Pinheiros (por conta do problema do Viaduto doJaguaré), venha fazer o exame conosco!

Nem vamos comentar sobre esse incidente que está causando muito transtorno para os moradores da cidade de São Paulo.

Esperamos uma melhor zeladoria por parte da prefeitura a partir de agora.

Os exames odontológicos são uma forma de prevenção, pois se houver alguma infecção mais grave que não possa ser vista ao exame clínico, o dentista vai conseguir ver.

Diagnosticamos lesões graves que não apresentava sintomas por meio da radiografia panorâmica, o que salvou a vida de algumas pessoas.

Assim, se o seu dentista solicitar exames para você, faça o quanto antes e leve para o Dentista!

Dessa maneira, o diagnóstico fica mais seguro para ele fazer o Plano de Tratamento para o seu caso.

Portanto, eu sou Super a Favor se o governo ampliar o nome do programa para

“Mais Profissionais da Saúde”.

Eu estou fazendo a campanha para incluir os dentistas nessa lista.

E espero que os profissionais das demais áreas façam para as áreas deles.

Assim, a população será mais informada quanto à prevenção, procurando os médicos realmente se tiverem alguma doença ou quando quiserem melhorar alguma coisa na saúde por opção (no caso de estética).

E você, o que acha? A Saúde Bucal não é essencial para uma Vida Saudável?

E Você, gostou do artigo?

 NOS AJUDE A DIVULGAR ESSA INFORMAÇÃO COMPARTILHANDO NO FACEBOOK!

“A RÁDIO CIDADÃ É UMA RÁDIO INDEPENDENTE.  ELA É A VOZ DO CIDADÃO. COLABORE CONOSCO, POIS AQUI É SUA VOZ DE COMUNICAÇÃO!”

OS LINKS SOBRE ESSE PROGRAMA  ESTARÃO DISPONÍVEIS LOGO APÓS O PROGRAMA! A TRANSMISSÃO É AO VIVO TODA QUINTA-FEIRA ÀS 12 HORAS.

ENQUANTO ISSO, ASSISTA O PROGRAMA DA SEMANA PASSADA ESCOLHENDO O LINK:

FACEBOOK: https://www.facebook.com/paula.p.deabreu/videos/10155721069797751/

YOUTUBE: https://www.youtube.com/watch?v=Q2NuOiGLyaM

 

“Radiologia Odontológica Abreu – Porque o Sorriso é o Idioma Universal.”

Nosso Endereço: Avenida Otacílio Tomanik, 246 – Jardim Bonfiglioli – Butantã – São Paulo – SP

Para agendamentos, fale conosco: (11) 3853-7071  ou  (11) 94785-3150
Whats App: (11) 93005-2297

#radiologiaodontologicaabreuoficial, #radiologiaodontologica , #radiologiaodontologicaabreu #radiografiaodonto, #odontologia, #radiografia #saudebucal, #sorriso, #sorrisoidiomauniversal , #radiologiaabreu , #paulaabreusorriso ,#raioxdosorriso, #paulaabreu, #naotatudobem, #paulaabreu_sorriso,  #naotatudobem, #saúdepública, #sorrisodascrianças, #diadodentista, #república, #eleições2018, #raçanegra, #naotatudobem_com_paula_abreu, #maismedicos

Por favor Avalie Isto.

999total visits,141visits today

SOBRE O AUTOR: PAULA PINHEIRO ABREU

Olá! Sou Paula Abreu. Sou formada em Odontologia pela UNESP de São José dos Campos e especialista em Radiologia e Imaginologia Odontológica pela USP (FUNDECTO). Estou atenta a tudo o que acontece no dia-a-dia e acredito que uma situação por mais simples que seja, podem nos ajudar a melhorar. Depende de nosso olhar! Porque Sorrir faz Bem e fazer outra pessoa Sorrir, melhor ainda! Vamos juntos!

DEIXE SEU COMENTÁRIO

  • Comentários Padrões (0)
  • Comentários Facebook (0)

Seu Email nâo será Divulgado.