Falando de Jazz traz o talento de Daniela Spielmann

Postado por Mariana Manetta em 01/nov/2018


Saxofonista carioca lança CD em quarteto, mais convidados ilustres como Anat Cohen.

Daniela é uma saxofonista, flautista, compositora e arranjadora brasileira é uma das integrantes da banda formada por mulheres do programa Altas Horas.

Próxima quinta, 01 de novembro, o Falando de Jazz traz o talento da saxofonista e flautista carioca Daniela Spielmann volta à cena com o CD Afinidades. Indicada ao Grammy Latino 2002, com o CD Brazilian Breath, Spielmann apresenta em Afinidades o registro fruto de dois anos de trabalho de Daniela Spielmann como compositora, arranjadora, principal solista e produtora. Além do quarteto básico, ela contou com participações especiais de Anat Cohen, a atual clarinetista número um do jazz, em duas peças, e da pianista Sheila Zagury, em cinco. E ainda, em outras faixas, de Silvério Pontes (trompete), Alexandre Romanazzi (flauta), Idriss Boudrioua (sax alto), Dudu Maia (bandolim), Beto Cazes (percussão) e Nando Duarte (violão de sete cordas). Um conjunto de cordas atua em duas partes da “suíte” Maurice et Albertine (Frugal eLa séparation).

O título da obra é assim explicado pela autora: “Afinidade, sintonia, atração, simpatia: todos sinônimos ligados à ideia de relações que despertam afeto, carinho, e amizade (…). Ocorre quando há um encontro!! Todas as músicas deste álbum são dedicadas a pessoas e situações que tenho afinidade. Compus, arranjei, toquei, e construí, ao longo de anos, músicas que tentam exprimir sem palavras, simplesmente com o som dos instrumentos, esse conceito: afinidade!”.

A saxofonista-compositora sempre foi afinada com o que há de melhor na música popular brasileira tal como criada e interpretada por seus mestres, como comprova a sua tese de mestrado em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2008), intitulada “Tarde de Chuva: A Contribuição interpretativa de Paulo Moura para o saxofone no samba-choro e na gafieira, a partir da década de 1970”.

(Informações do site Jota Info)

 

Falando de Jazz

Apresentação – Lázaro Oliveira

Todas as quintas, às 20h.

Na sua Rádio Comunitária – Cidadã FM

 

 

Nossa Agenda